Tribunal de Justiça inicia curso de formação em “Mediação e Conciliação”

O Tribunal de Justiça de Piauí (TJPI) iniciou nessa manhã dessa segunda-feira (05), o curso de formação em “Mediação e Conciliação” oferecido pela Escola Judiciária Piauiense (Ejud-PI) em parceria com a Faculdade Cesvale, próxima instituição que estará apta a realizar sessões e audiências de conciliação e mediação nas mais diversas áreas do Direito.

Junto com o curso virá a instalação dos Centros Judiciários de Soluções de Conflitos e Cidadania (CEJUSC), na Faculdade quem tem como objetivo principal solução de conflitos com atendimento a toda população.

O Diretor Acadêmico do Cesvale, Leonardo Aírton ressaltou a parceria entre o TJ-PI e as instituições de ensino superior para a melhoria do acesso da população ao Judiciário. Segundo ele o sistema atual não tem mais condições de atender ao cidadão pela grande demanda de processos que possui, mas ações como estas mexem com o modelo de justiça trazendo soluções mais rápidas e de paz para os conflitos.

“O CEJUSC irá desenvolver um papel fundamental nos dias atuais, já que a demanda na justiça comum está sobrecarregada. Vamos levar até nossos alunos e corpo docente esse espírito conciliador”, enfatizou o coordenador do curso Leonardo Airton.

Para o desembargador Fernando Lopes, que também participou da aula inaugural, acabou essa história de litígio “hoje buscamos resolver esses impasses a contento, sempre ajudando as duas partes. Isso também diminui aquelas sequelas que deixa um processo judicial. Espero que todos os professores que são formadores de futuros advogados levem essa concepção para a sala de aula”, disse.