NUPEMEC/CEJUSC leva palestra à faculdade CESVALE

Com a palestra a “A Lei nº 8.069/90 como Instrumento de Cidadania”, proferida pela coordenadora do setor de Cidadania do NUPEMEC/CEJUSC, Maria Lila Carvalho, foi realizada mais uma ação de divulgação da cultura de Justiça e Pacificação Social junto ao meio acadêmico, desta vez para alunos do curso de Direito da faculdade CESVALE, no seminário “A Apuração de Ato Infracional no ECA”, coordenado pela professora Vitória Mota.

Sempre na perspectiva de estimular a integração das diversas ações desenvolvidas pelo Judiciário piauiense no campo da política de cidadania, e da aproximação do Poder com a comunidade, a participação atendeu convite vindo da servidora da 2ª Vara do Ato Infracional, Luzia Nunes da Silva, que proporcionou palestra sobre o rito judicial nas fases de conhecimento, apuração e julgamento de adolescente incurso em processo infracional, apresentando também um breve perfil destes adolescentes, e de como se organiza a Vara do Ato Infracional, a 2ª Vara da Infância e Juventude.

Para a professora Vitória Mota, “os conteúdos trazidos por ambas as palestrantes mostram o longo e difícil, mas possível e necessário caminho para a diminuição dos índices de violência e criminalidade, que passa por melhoria na educação e mitigação da desigualdade social presente neste contexto”. A professora também destacou o trabalho dos operadores do direito, pelo desenvolvimento de um outro olhar sobre os fatos jurídicos e em especial os criminais, de forma que não se trate apenas da pura e simples aplicação da letra da lei, desvestida da compreensão dos fatos e razões sociológicaspróprias da condição humana; mas que se tenha como propósito a proteção dos direitos e as alternativas para um futuro seguro para jovens e a sociedade em geral.

Ao final, Maria Lila Carvalho e Luzia Nunes foram convidadas a retornar em outros eventos que contribuam junto aos alunos dos cursos da CESVALE, no aprofundamento na temática autocompositiva, inclusive nas modalidades apropriadas a conflitos de natureza criminal e das ações de cidadania.

Com informações do NUPEMEC/CEJUSC – TJPI

Reprodução: