PROFESSOR Msc. RICARDO DELFINO GUIMARÃES publica artigo em revistas e periódicos internaconais

Publicado por CESVALE em

RELAÇÃO DE REVISTAS E PERIÓDICOS INTERNACIONAIS COM A PUBLICAÇÃO DO ARTIGO: A RECICLAGEM COMO EMPREENDEDORISMO: FONTE DE TRANSFORMAÇÃO SOCIOECONÔMICA E AMBIENTAL DO PROFESSOR Msc. RICARDO DELFINO GUIMARÃES

revistas-e-periodicos

 

O trabalho abordou as ações de melhorias na gestão de resíduos sólidos urbanos numa associação de catadores de lixo na Região da Grande Florianópolis. Ficou constatado na pesquisa que para a melhoria da reciclagem, o lixo terá que passar por um processo que envolve uma triagem na sua coleta, em que a sociedade e o poder público (os municípios) terão que investir em duas frentes:

1) Num sistema de coleta eficiente com locais apropriados para o descarte do material, entre outras medidas; e

2) Na conscientização da sociedade sobre a importância da reciclagem dos resíduos sólidos e líquidos.

Para o autor, sem essas atitudes, a sobrevivência e o bem-estar das gerações futuras estarão comprometidas.   Foi estudado também, o gerenciamento estratégico no processo de reciclagem e a melhor maneira de otimizar a utilização desses recursos. Neste estudo, foram demonstrados o mapeamento dos processos de reciclagem e as possibilidades de melhorias na eficiência, visando uma melhor qualidade de vida dos catadores. A análise dos resultados da pesquisa sugeriu que a reciclagem como empreendedorismo social pode ser considerado fonte de inclusão socioeconômica, sendo considerado um processo eficiente de redução do volume de resíduos sólidos e preservação do meio ambiente. “E aí os valores parecem invertidos: o lixo, que sempre foi um problema, torna-se a solução”.

Portanto, não resta dúvida que a criação de uma associação de reciclagem pode ser  considerada uma maneira eficiente de empreendedorismo comprometido com o social. Podemos arrematar que os catadores viram no lixo uma alternativa para sua sobrevivência e a sociedade encontrou na reciclagem uma maneira de reverter o crescente quadro de degradação ambiental.

Categorias: Notícias